segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brasil x Costa do Marfim

Tentando manter a linha, em todos os sentidos, quero dizer que fiquei feliz com a apresentação do escrete, ontem. Não que eu ache que nossos problemas tenham acabado, ou que tenhamos achado o futebol dos sonhos. Mas um futebol da realidade, sim, por que não? Da nossa realidade atual, do futebol-xoubíznes, dos cartolas mafiosos, do modismo consumista, do império do politica-moral-religiosamente correto, da falta de carisma etc. etc.

Mas o fato é que, num verdadeiro jogo de Copa do Mundo, pegado, catimbado, com os adversários que vieram com a caixa de ferramentas prontinha para distribuir, tocamos bem a bola, começamos a mostrar nosso jogo, com nossos jogadores menos amarrados.

Ao contrário do que muita gente que vê o jogo mais como fígado que com os olhos, eu que vejo com a alma gostei do grande Luís Fabiano justificando minha confiança, com direito a gol de Pelé, sim senhor. Meio-Pelé-meio-Maradona, pra ser mais exato. Maicon foi mais discreto, mas compensou em garra, em liderança, em sangue-nos-olhos. Robinho idem, mas não se omitiu do jogo, com uma presença mais tática; ainda acho que vai fazer a diferença, na hora que o bicho pegar. E Juan soberano, como de hábito. De resto, Kaká surpreendeu positivamente, melhorando em ritmo, procurando o jogo, dando a cara a tapa (literalmente), embora não seja ainda nem 50% do que se esperaria, caso estivesse em condições físicas mínimas. Ficou absolutamente claro que o técnico tem que saber a hora de tirá-lo de campo, pra que a gente não dê sopa a vocês sabem quem. Volantes também foram melhor, cumprindo a função, com destaque para o Fábio Mello, de quem sempre desconfio.

Cumprimos a etapa, subimos um degrauzinho. Vamos assim. O melhor de tudo é que o estranhamento diminuiu, os gritos de gol saíram mais fácil, com direito a ódio de morte aos sanguinários marfinenses.

5 comentários:

leo boechat disse...

Concordo com quase tudo. Só acho ainda o Felipe "Fábio" Melo dos piores jogadores já convocados em uma seleção, não acertando dois passes em sequência.

Anônimo disse...

Sim, os gritos de gol saíram mais fácil da garganta. Agora me sinto em meio a uma Copa do Mundo! Luis Fabiano deu show, Kaká está bem e Elano mostra um futebol eficiente. A melhor síntese foi de um jornal espanhol: "Brasil convence e está nas oitavas". Mas essa arbitragem foi de dar dó. Não, foi de dar raiva mesmo. Parabéns Brasil! (Geraldo Meirelles)

Unknown disse...

Elano tem desempenhado um papel fundamental nesta Seleção. Até agora, para mim, é o grande nome do selecionado.

Szegeri disse...

Brunão, também acho que o Elano está bem. Tenho sido econômico nos elogios a ele, porque me borro de medo da síndrome de Toninho Cerezo (toc, toc, toc).

Bemoreira, pra você ver que todo Szegeri tem seu dia de Pelé!!!

Paulo Eduardo Neves disse...

Eu não gritei no segundo gol. Fiquei embasbacado com a jogada genial. Caraca! Parecia o Pelé! Pena que as super-câmeras depois mostraram a(s) mão(s) na bola.