quinta-feira, 26 de junho de 2014

Uma não-impressão

Um dos mais falsos dilemas da história do futebol  é o que opõe pragmatismo e espetáculo. Há muito mais coisas entre uma linha de fundo e outra do que supõe a esquerda do século passado. Não sou daqueles, pois, que clama pela vitória como resgate das relíquias da cruz; mas acho também que quem quer espetáculo vai ao Teatro Municipal e não à arquibancada.

Não acho, como Walter Casagrande Jr., o poeta, que o problema da seleção seja falta de arte.  O time não é truculento, não é retrancadoi, não é excessivamente pragmático. E andei escrevendo por aí, também, que a esse time não falta garra nem vontade - pelo contrário. Também discordo dos que, a essa altura do campeonato, parecem querer antecipar uma desculpa para algo que não ousarei nomear, alardeando que o time seria fraco. O time não é fraco. Pelo menos não é em tese mais fraco que o de 2002, nem que o de 1994, só pra ficar nos exemplos mais óbvios. Nem é mais fraco que a Argentina 2014, para os que preferem, embora qualquer coisa possa acontecer.


Resumindo: não acho nada. Este texto é, portanto, completamente dispensável. 

P.S. Como pedido de desculpa pra quem perdeu seu tempo chegando até aqui, diria só que acho que possa faltar algo difícil de nomear, uma liga, um encantamento, um aufhebung. Além de um meia que jogue, claro. Ou não.

2 comentários:

Douglas Germano disse...

Nós temos uma molecada muito boa de bola carregando essa camisa. Não é um time truculento e não tem entre titulares e reservas algo que se assemelhe a Emerson ou Dunga e Mauro Silva no meio campo. Pedimos muito por isso. Taí, pô. Eu lamento demais a fase ruim do Ganso. Ainda lamento. Desculpem. Voltando. O time é leve, muito habilidoso. Se tiver uma brecha, caixa. E cá pra mim é o seguinte: No placar, está 46 X 6 pra nós em 19 confrontos. Esse time aí ganhou de Gregos, Marfinenses, Japonese e do esfarrapado (pós mordida) Uruguay. Como diria meu pai: "Pô, de araque..."

Fernando Szegeri disse...

Axé!
P.S. Também senti, esses dias, acredite, falta do Ganso. E eu fui um dos que mais pedi a sua cabeça. Mesmo meia-bomba, era um armador. Nem que fosse reserva.