segunda-feira, 9 de junho de 2014

Brasil x Sérvia

Jogo duro, pra valer. Os sérvios não negaram a tradição e trouxeram sua caixinha de ferramentas devidamente fornida e reiteradamente acionada. Ao menos, ao que parece, não tivemos maiores baixas. Achei o teste muito válido. Retranca igual ou menor do que vamos pegar pela frente. E sabem criar. Afortunadamente não finalizam tão bem quanto batem, marcam e armam o jogo. 

A nota do jogo, preocupante, foi a quantidade de falhas da nossa defesa, tanto de posicionamento, quanto individuais. TODOS os nossos defensores, de Julio Céar a Marcelo, tiveram falhas individuais potencialmente comprometedoras. As preocupações são maiores justamente porque esse era um setor em que teoricamente teríamos tranquilidade. Minha teoria é que falta um zagueiro mais malvado ali, um xerife: os nossos beques são simpáticos demais. Mas à exceção de Maicon, que tem cara de zagueiro, parece que não temos opções para essa função, digamos, estratégica. Agora, como Felipão é mestre na matéria, vamos dar um crédito.

De resto, sem novidades. Nossos volantes discretos, como deve ser. Oscar apagado, Hulk mais presente, mas pouco eficiente. Gostei de Neymar, mais uma vez, porque não se escondeu do jogo. Assim será, jogando melhor um dia, pior no outro, sendo muito marcado e cassado. Há que se dar confiança e liberdade a ele. Só carregar menos a bola, que, como se viu, não adianta muito.

E quando as coisas apertarem, estará lá – confio e espero! - o nosso Fred. A quem eu defendo com unhas e dentes, agora e sempre. Amém!

11 comentários:

Anônimo disse...

O Fred é um cara importante para o grupo. É feio, mas a mulherada acha que ele é um galã de novela. No campo é a mesma coisa: é ruim, mas a gente prefere achar que não. Tem dado certo até agora.

Ass: Bruno Ribeiro

Anônimo disse...

Quanto a questão estética do Fred isso pouco me preocupa, muito menos o que as Marias chuteiras acham dele ou mesmo se querem dar pra ele...
Mas dizer que ele é ruim, ou é implicância ou nunca o viu jogar.
O Fred não só é um artilheiro nato, como também um grande pivô inteligente que sabe jogar e coloca muita gente na cara do gol.
Óbvio que pra saber disso tem que assistir aos jogos do Fluminense, o que acredito que os que criticam nunca tenham feito.
Não se esquecendo que a história do Fred em Copa do Mundo são 5 minutos em campo e 1 gol, uma senhora performance...
Saudações,

Marcelo Vidal

Marcelo Vidal

Fernando Szegeri disse...

Brunão, pelamordedeus... Essa coisa de "importante para o grupo", "o grupo está unido" etc. me dá calafrios. Desde 94 que eu só ouço isso de "o grupo" pra lá, "o grupo" pra cá... Quem joga bem, ou joga mal, ganha ou perde é o TIME. Pergunte pro Garrincha, numa mesa branca, se ele sabe o que é "o grupo"...
Concordo plenamente com a Lenda: o Fred é indispensável porque ele é matador, é artilheiro. E dos bons. Repito: não é o Romário, nem o Careca. Mas meu time é ele + 10.

Bruno Ribeiro disse...

Até parece que não sei disso, meu velho. Quando eu digo que ele é importante para o grupo é somente porque faria falta um cara como ele, que julgo destoar do bom mocismo aparente plantado ali. E ser "ruim" não significa ser, necessariamente, ruim. Eu é que não fiz me entender, acho. Para mim, Fred também seria o 9 da seleção. Bj

Ana Marques disse...


Disse na ocasião e repito: O título da Copa das Confederações se deu, em grande parte, à peitada que o Fred deu no espanhol que ousou pensar que poderia crescer pra cima da gente.

Arthur Tirone disse...

Fecho com o Bruno. O Fred é ruinzão.

É claro que se nós todos, comentaristas do Dibrinho - fizermos um time de onze e jogarmos contra o Fred sozinho, ele ganha. A questão é que, lembrando os três últimos grandes centroavantes da seleção - Careca, Romário e Ronaldo - não dá pra saída. O Fred é mais rompedor, mais força (vide o gol contra a Itália ano passado, ou esse mesmo contra a Sérvia). Luís Fabiano também é bem melhor tecnicamente. Fred tem faro de gol?, sim. Chuta bola com adversário junto?, sim. Mete gol pra cacete?, sim. Tem até arroubos de craque?, sim. Mas o gol que ele perdeu de cabeça dentro da pequena área contra o Panamá - e ainda saiu dando risadinha -, se fosse pra um dos três citados aí de cima era barbante. O que me conforta é que tenho a impressão que o Fred cresce nos jogam que importam. Por isso não sai do time. Pra mim, se o Neymar não assumir a responsa e jogar muito, vai ficar difícil pra gente...

Fernando Szegeri disse...

A Ana disse tudo. Ele é o único no time capaz disso.

fgolden disse...

Pra mim, o camisa 9 deveria ser o Rodrigo Pimpão!

Douglas Germano disse...

Vão espremer o Neymar, vão espremer hulk e todos que tentarem "ui" a penetração. Essas bolas vão sobrar pro Fred. Bonito, feio, mal, grosso, mais malandro ou não, ele tem boa noção espacial e sabe resolver num toque só. De bico, de lado, de chapa, de guti-guti etc. Para mim, grosso mesmo é o Luís Fabiano. Como a bola bate nele.

Douglas Germano disse...

Só pra jogar outro tema no versado:
Eu estou achando que, com esses laterais que avançam pácas, o Bigode vai mesmo é meter o Henrique alí atrás pra garantir a cobertura dos laterais. Arrisco dizer que a conversa sobre Oscar X William, vai perder terreno pra esta situação.

Fernando Szegeri disse...

Cuca: C-E-R-T-E-Z-A que ele vai meter o Henrique!!! Estávamos comentando isso agora no café. Uma: porque ele gosta do cara, é o seu homem de confiança. Como disse antes, Felipão é do metiê e a nossa dupla de área é muito boazinha. Henrique é xerife. Duas: o time de 2002 tinha o Edmílson exatamente nessa função! E o Henrique fez isso no time do Palmeiras campeão de 2012. Mas acredito que a tendência, nesse caso, seja sair um dos volantes, provavelmente o Paulinho, que não anda em excelente fase. O Luis Gustavo LG, com seu impecável visual Café Nice, tá mais estável. E jogou muuuito na Copa das Confederações.