segunda-feira, 22 de junho de 2026

Tudo o que é sólido...

 

Surgida como alternativa às viciadíssimas coberturas globais, a CazéTV consolida-se nesta Copa como potência empresarial e já vai començando a dar nos cornos. Muita falação, ritmo cansativo de redes sociais, micos vergonhosos, comentaristes chatíssimes a tentar nos provar teoremas, como se a graça do futebol estivesse na decifração dos esquemas táticos à feição de um problema de geometria. Pra não falar nos patrocionadores mafiosos, puro extrato do pior que se produziu nos últimos no país da jogatina, quer dizer, do futebol (risos nervosos).

Railídia, que na redação do Dibrinho assume o papel de cavalo do caboclo Reacionário, poderia nos esclarecer se é somente excesso de juventude, que em tese teria cura, ou se o que tá sobrando mesmo é a conhecida ganância, com doses cavalares da cara-de-pau que grassa. Abriria uma exceção ao bom narrador Luisinho, que domina bem o ofício a que se dedica e que gostaria de ver, um dia quem sabe?, menos comprometido com essa lógica de entretenimento frenético. Porque se o oba-oba de alguma forma faz parte do futebol atual, está a anos-luz de esgotá-lo. E a magia de uma Copa do Mundo, sabemos, reside justamente na face esconsa dos astros que nos alumeiam...

E.T.: só não está tudo de vez dominado porque, nos jogos da seleção da cbf, São Delay, o santo dos telespectadores saudosos, nos obriga a ressuscitar os bombris de antena, se não quisermos habitar um universo paralelo de spoilers infinitos...

Fernando Szegeri

Um comentário:

Railídia disse...

Bom, meu caro Fernando Szegeri, só posso trazer a referência do nosso mestre Nelson Rodrigues a sua pergunta. Diria ele para a turma da Cazé Tv, "Envelheçam depressa".