quinta-feira, 3 de julho de 2014

A hora dolorosa e roxa

Agora é a hora da onça beber água. As quartas-de-final, o filé minhom, o mel na chupeta. E se ninguém teve vida fácil nas oitavas, à exceção inesperada, talvez, da Colômbia, a coisa agora se torna absolutamente imprevisível.

Alemanha e França farão um duelo de gigantes, pelas camisas, pelo futebol mostrado nesta Copa, pela rivalidade histórica dentro e fora dos gramados, pela quase oposição de estilos. Os germânicos jogam o jogo cadenciado, paciente, tático, pensado, com muita movimentação e qualidade. Os franceses tem um futebol impetuoso, rápido, preciso nos passes. As equipes são hábeis e técnicas em suas propostas. Tudo para um jogo histórico. Meu palpite, já deixado escorrer pelas frestas desta coluna, é completamente metafísico. Mas aposto nele, porque, mais uma vez, há muito mais coisas entre as quatro linhas do que pode supor toda a grande filosofia. Alemã ou francesa.

Holanda e Costa Rica terão o embate aparentemente mais previsível. Costa Rica virá desfalcada, extenuada, possivelmente mais relaxada por uma inafastável sensação do dever cumprido. Que foi, não se pode negar. Os laranjas, por sua vez, sabem que tem que administrar o calor de Salvador e o que lhes resta de força física, uma de suas maiores armas, com vistas aos possíveis próximos dois jogos. Torceria eu, loucamente, por uma improvável vitória centro-americana, pela simpatia da participação costarricense dentro e fora das quatro linhas. Mas, nessas condições, contentar-me-ei com uma despedida honrosa.

Argentina e Bélgica disputam talvez o mais enigmático dos confrontos. Futebol por futebol, time por time, os diabos jogaram muito mais até aqui. A defesa alvi-azul, que não é exatamente uma maravilha, vai se deparar com a velocidade, técnica e força física dos europeus. Mas a Argentina é a Argentina. E quarta-de-final é quarta-de-final. Além do mais, noves fora, Messi. Que não é pouco, principalmente se resolver acordar.


3 comentários:

Douglas Germano disse...

Em rápida, porém aprofundada enquete coletada nos vagões da cptm dá

Costa Rica | Bélgica | França

Fernando Szegeri disse...

Pois eu acho que dá Holanda, Argentina e Alemanha!!!

Szegeri disse...

Não podia deixar passar esta: 3 x 0 pra mim!!! rsrsrs